A quatro meses do carnaval, algumas escolas de samba do Grupo Especial do Rio já começaram a vender fantasias para o desfile de 2011. Mostrar as plumas e paetês na Marquês de Sapucaí tem o preço inicial de R$ 400, mas para alegrar o bolso do folião as agremiações parcelam as fantasias em até cinco prestações e o pagamento pode ser feito com cheque pré-datado, cartão e até em carnês.

Os presidentes de alas das principais escolas cariocas explicam que os foliões mais prevenidos começam a pagar pela fantasia um ano antes do desfile. Nesses casos, as roupas podem ter um preço menor e o pagamento é dividido em 12 vezes. Quem deixar para comprar fantasias em janeiro ou fevereiro vai pagar mais caro. Faltando poucos dias para a folia, as vestimentas recebem um aumento de 20 a 30%.
Também dá para cair no samba mesmo sem dinheiro. Todas as escolas vão disponibilizar mais da metade das fantasias para a comunidade, vizinhos da agremiação e freqüentadores assíduos dos ensaios e feijoadas. Para conquistar a fantasia de graça ou a preços camaradas, o folião tem que se inscrever para a ala da comunidade e comparecer nos shows da escola, além de mostrar disposição, samba no pé e força no gogó para cantar o samba-enredo.


Créditos : Wagner